terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os danos causado pelo uso de Anabolizante.


Na tentativa de acelerar o ganho de massa muscular, homens e mulheres estão cada vez mais aderindo ao uso de anabolizantes, além de fisicamente feio, uma pesquisa revela que essas substâncias degeneram a saúde do coração, do cérebro e elevam o risco de morte súbita.

Esta pesquisa foi realizada pela cardiologista Janieire Alves, da Unidade de Reabilitação Cardíaca e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração de São Paulo, publicada pela revista ISTOÉ, avaliando 40 homens com idades entre 18 e 40 anos que assumidamente se automedicavam com essas substâncias haviam dois anos. Veja os resultados da pesquisa.
  • O que acontece a curto prazo:
  1. A fração boa do colesterol (HDL) cai bastante. A média encontrada entre os usuários foi de 20 miligramas por decilitro (mg/dl), mas houve pessoas com 2 mg/dl. A recomendação é de que esteja igual ou acima de 40 mg/dl.
  2. A porção ruim do colesterol (LDL) sobe muito. No trabalho, variou entre 160 mg/dl e 230 mg/dl. O índice deve ser igual ou menor do que 130mg/dl para pessoas saudáveis e 100mg/dl para quem possui outro fator de risco.
  3. A avaliação da pressão arterial por 24 horas consecutivas revelou grande variação. A pressão média foi 16x10 mmHg, mas diversos voluntários tiveram pressão de 20x13 mmHg. A faixa considerada normal é de 13,5 por 8,5 mmHg.
  • as conseqüências a médio e longo prazo:
  1. Aumento do tamanho do músculo cardíaco, o que eleva as chances de sofre de insuficiência cardíaca no futuro.
  2. Risco cinco vezes maior de acidente vascular cerebral e de morte súbita.
  3. Possibilidades maiores de ter doença coronariana antes dos 50 anos.
  4. Predisposição a apresentar falhas nos rins e câncer no fígado.

Recomendo a reportagem escrita por Mônica Tarantino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário